Home CenaInvestimento de 12 milhões para levar energia a mais de 6 mil famílias

Investimento de 12 milhões para levar energia a mais de 6 mil famílias

Medida vai ampliar a rede, substituir ligações clandestinas e modernizar infraestrutura elétrica

by Marissol

Mais de 6 mil famílias da 26 de Setembro serão beneficiadas por um novo ciclo de intervenção na infraestrutura elétrica da região. A segunda etapa da regularização do fornecimento de energia foi anunciada pela governadora Celina Leão nesta quinta-feira (25), com investimento de R$ 12 milhões para adequação e modernização da rede local, em parceria com a Neoenergia Brasília, concessionária responsável pelo serviço.

“Esse ato de hoje vai garantir a distribuição de energia elétrica para milhares de pessoas e reforçar uma rede que já existe, mas que hoje é insuficiente. Um dos principais problemas da 26 de Setembro é a queda constante de energia, e essa obra vai resolver essa questão, além de dar mais qualidade às novas habitações”, afirma a chefe do Executivo.

“Um dos principais problemas da 26 de Setembro é a queda constante de energia, e essa obra vai resolver essa questão, além de dar mais qualidade às novas habitações”, destacou a governadora Celina Leão | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A iniciativa contemplará mais de 6 mil unidades consumidoras localizadas entre as ruas 2 e 6 da região. A intervenção integra o processo de substituição de ligações clandestinas por uma rede regularizada e dimensionada para atender às necessidades da população. O presidente da Neoenergia, Frederico Candian, destacou que a iniciativa garante mais segurança e qualidade no fornecimento de energia para os moradores. “Essa parceria com o GDF permite não apenas a melhoria do fornecimento, mas também o fortalecimento do comércio local, a geração de oportunidades de emprego e mais satisfação para a população, que passa a ter mais dignidade e cidadania. A partir da regularização, essas famílias também poderão contar com comprovante de endereço, o que é um avanço importante para todos”, afirmou.

O projeto prevê a instalação de novos postes, cabos e transformadores, além da implantação de medidores individuais e do cadastramento dos moradores junto à distribuidora. Com a regularização, os consumidores passarão a contar com acesso oficial à energia elétrica, medição individualizada e cobrança de acordo com o consumo real.

O projeto prevê a instalação de novos postes, cabos e transformadores, além da implantação de medidores individuais e do cadastramento dos moradores junto à distribuidora

“Serão cerca de seis meses de obras. Estamos iniciando os trabalhos hoje com nossas equipes. Serão quase mil postes instalados e cerca de 200 transformadores para atender a população da 26 de Setembro. Ao todo, mais de 25 mil pessoas serão beneficiadas ao longo do período de junho até dezembro, quando as obras estarão em execução. Com o crescimento da região, a rede também ficará preparada para futuras conexões, tanto de novas residências quanto de comércios e pequenas indústrias”, disse Candian.

Atualmente, a Rua 1 e trechos da Avenida Principal já possuem atendimento regularizado. Com isso, mais de 1,4 mil residências foram beneficiadas. Moradora da Avenida JK, conhecida como Rua 6 Principal, a servidora pública Noemi Ornelas, de 60 anos, afirma que a regularização da energia elétrica representa reconhecimento para a comunidade. “É dignidade para nós. Falta muita luz aqui. Já chegamos a ficar uma semana sem energia e perdemos alimentos porque estragou tudo dentro de casa. Com essa regularização, as coisas vão melhorar. Queremos morar em um lugar regularizado, pagar por um serviço que é nosso e poder comprar nossas coisas sem essa preocupação”, destaca.

“É dignidade para nós. Falta muita luz aqui. Já chegamos a ficar uma semana sem energia e perdemos alimentos porque estragou tudo dentro de casa. Com essa regularização, as coisas vão melhorar”, diz a servidora pública Noemi Ornelas

Morador da 26 de Setembro há sete anos, o corretor de imóveis Marcelo Soares, de 45 anos, afirma que a comunidade precisa da iniciativa, já que ainda enfrenta prejuízos frequentes com a queima de eletrodomésticos. “Ainda queima muito equipamento, motor de portão, eletrodomésticos. Com isso, a gente ganha mais conforto e menos preocupação com queda de energia e prejuízos. A iluminação pública também vai melhorar, porque há muitos pontos aqui que ainda são muito escuros. Então, para nós, é uma grande conquista”, diz.

Ele destaca ainda que a regularização traz impactos que vão além da infraestrutura. “A gente acredita que todo mundo que vem para cá busca um lar. Cada passo dado nos anima. Com a energia regularizada, vem também mais segurança, até jurídica, porque você passa a ter conta de luz no seu nome e comprovante de residência. Isso agrega muito para todos os moradores.”

Ações contínuas

A nova etapa dá continuidade ao trabalho iniciado no ano passado pelo Governo do Distrito Federal, que investiu R$ 2,2 milhões na regularização do Trecho 1 da 26 de Setembro, que abrange as ruas 1 e 1/2 até o tronco paralelo à DF-001. Na ocasião, mais de 1,8 mil famílias foram beneficiadas, com execução e fiscalização técnica realizadas pela Neoenergia.

“Com a energia regularizada, vem também mais segurança, até jurídica, porque você passa a ter conta de luz no seu nome e comprovante de residência. Isso agrega muito para todos os moradores”, ressalta Marcelo Soares, morador do assentamento há sete anos

A ação integra o programa Energia Cidadã, desenvolvido pela Neoenergia em parceria com o programa Energia Legal, do GDF. Nos últimos cinco anos, a iniciativa já garantiu o acesso à energia regularizada para mais de 52 mil famílias do DF e beneficiou cerca de 156 mil pessoas. Até 2029, está prevista a ampliação do programa para levar energia segura e regularizada a outras 40 mil famílias em diferentes regiões do Distrito Federal.

Cidade com certidão de nascimento

Na ocasião, a governadora Celina Leão destacou a criação da região administrativa 26 de Setembro. Recentemente, foram assinados o requerimento de Procedimento de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) e a ordem de serviço que autoriza ações para a conclusão do processo de criação da cidade.

“Estamos falando de uma cidade em processo de criação na Câmara Distrital. Foi um projeto de lei que nós encaminhamos e que reconhece esse novo momento do 26 de Setembro. Desde que assumi o governo, trouxemos para cá a primeira grande obra de infraestrutura, que foi o asfalto da avenida principal, além da construção de uma unidade básica de saúde. Tenho certeza de que essa nova rede de energia é definitiva, dimensionada para o tamanho que a cidade está projetada para ter, e que ela traz dignidade para a população daqui”, conclui Celina Leão.

Por:Marissol Fontana/Fonte: Agência Brasília

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy