Dia Nacional da Vigilância Sanitária reforça a importância de ações que protegem a saúde da população

Mais que uma data no calendário, o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado em 5 de agosto, é um convite à valorização de um trabalho que impacta diretamente o bem-estar da população. Criada pela Lei nº 13.098 de 2015 em homenagem ao sanitarista Oswaldo Cruz, a data reforça o papel fundamental do setor na promoção da saúde pública.

Para marcar a ocasião, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), promoveu, nesta quarta-feira (6), uma cerimônia na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro. O evento reuniu servidores atuantes e aposentados que ajudaram a construir a trajetória de fiscalização no DF. O encontro foi encerrado com a apresentação da Orquestra Sinfônica Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), regida pelo maestro Cláudio Cohen.

“Quando entendemos o propósito do nosso trabalho, fazemos a diferença. São ações diárias, muitas vezes invisíveis, que salvam vidas. Um alimento mal conservado, por exemplo, pode levar uma pessoa à internação. Um medicamento mal armazenado pode perder o efeito. A Vigilância Sanitária evita que isso aconteça. Isso é salvar vidas”, afirmou o secretário de Saúde, Juracy Lacerda. 

Parte do Sistema Único de Saúde (SUS), a Vigilância Sanitária atua na prevenção e no controle de riscos à saúde relacionados ao meio ambiente, produtos, serviços e consumo. Tudo isso por meio de ações educativas, regulação e, quando necessário, com poder de polícia.

A diretora da Divisa, Márcia Olivé, reforçou o impacto silencioso da atuação da Vigilância: “Não buscamos fama. Nosso trabalho é pelo bem coletivo, garantindo que o alimento esteja seguro, que o remédio funcione e que o serviço de saúde atenda às necessidades da população. É uma história de dedicação que vem desde a construção de Brasília e que precisa ser valorizada.”

Números

Em 2024, a Vigilância Sanitária da SES-DF realizou mais de 20 mil ações em estabelecimentos, apreendeu quase 6 toneladas de alimentos impróprios, além de 15,5 mil unidades de medicamentos, cosméticos e saneantes irregulares. Foram emitidas cerca de 13,7 mil licenças e certificados, 3 mil projetos arquitetônicos analisados e 759 treinamentos e ações educativas realizadas.

“Esse é um trabalho construído com muitas mãos, com histórias e dedicação. A Vigilância é um elo essencial da saúde pública que faz diferença todos os dias, mesmo sem ser vista”, declarou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos Martins.

*Com informações da SES-DF

Por Painel da Cidadania

Fonte Agência Brasília

Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde-DF

Related posts

Semana começa com 397 vagas de emprego nas agências do trabalhador

Brasília mantém posição de capital mais segura do país

Corpo de Bombeiros do DF leva bebê para transplante de fígado no Paraná 

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More