Governo Trump volta a ameaçar Brasil e acusa Moraes de “abusos de autoridade”

governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar o Brasil e citou diretamente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em publicação nesta quarta-feira (8/9) no X, o subsecretário de Diplomacia Pública do Departamento de Estado, Darren Beattie, afirmou que os EUA seguirão adotando medidas cabíveis contra o que chamou de “abusos de autoridade” no Brasil.

Ontem marcou o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores da liberdade e da justiça. Em nome do ministro Alexandre de Moraes e dos indivíduos cujos abusos de autoridade minaram essas liberdades fundamentais, continuaremos a tomar as medidas cabíveis”, escreveu.

A declaração ocorre dias após Trump, em coletiva na Casa Branca, afirmar estar “muito irritado” com o Brasil e não descartar restringir vistos de autoridades brasileiras que planejam participar da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. “Temos uma ótima relação com o povo do Brasil, mas o governo mudou radicalmente. Foi para a esquerda de forma muito intensa, muito radical, e isso está prejudicando o país gravemente. As coisas lá estão indo muito mal. Muito, muito mal. Então, vamos ver”, disse o presidente.

Ele também destacou já ter aplicado tarifas “pesadas” contra produtos brasileiros, em agosto, que chegaram a até 50% sobre exportações do Brasil. Na época, Trump classificou o ex-presidente Jair Bolsonaro como vítima de uma “caça às bruxas” em razão do processo que responde no STF, conduzido por Moraes, no qual é acusado de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta ao estado democrático de direitos e outros crimes. Julgamento esse que está em andamento desde a semana anterior e pode ser concluído na sexta-feira (12/9), após votação dos ministros na Corte.

Moraes tornou-se alvo frequente de críticas do governo americano, tendo o visto revogado, de seus aliados e familiares, além de sanções sob a lei Magnitsky, que permite aplicação de punições contra acusados de violação de direitos humanos e corrupção em todo mundo.

Por Revista Plano B

Fonte Correio Braziliense

Foto: Ed Alves CB/DA Press

Related posts

Como aproveitar as festas juninas sem parar na emergência

Governadora inaugura campo de grama sintética no Itapoã Parque

Candangão Junino 2026 segue até domingo (28) em Santa Maria com entrada gratuita

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More