Grupo promove bem-estar com práticas terapêuticas na UBS 2 do Guará

Respirar fundo, alongar o corpo e acalmar a mente. É com essa proposta que a Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Guará acolhe, todas as quintas-feiras, às 8h, o grupo Bem-Estar. Voltada ao cuidado integral dos usuários – adultos e idosos –  por meio de práticas terapêuticas, a iniciativa tem como objetivo expandir o bem-estar da comunidade para além dos consultórios.

As aulas são ministradas no Horto Agroflorestal Medicinal Biodinâmico (Hamb) da unidade, também conhecido como Horto Sucupira. A equipe responsável trabalha autoconhecimento, alívio de dores crônicas e sintomas de ansiedade, além de incentivar fortalecimento físico, flexibilidade e equilíbrio.

“Acreditamos que saúde se faz com escuta, vínculo e práticas que valorizam o ser humano na sua totalidade”, afirma a gerente da UBS 2 do Guará, Valdiane Oliveira. “O grupo Bem-Estar nasce dessa visão e do trabalho comprometido da nossa equipe, que desenvolve ações com base nos potenciais terapêuticos do nosso horto agroflorestal.”

Nos encontros, com duração de cerca de uma hora, até 12 participantes vivenciam técnicas como meditação, respiração consciente e alongamento por meio do yoga. “Esse espaço tem aproximado profissionais e população, resgatando saberes populares, fortalecendo a educação em saúde e promovendo um cuidado mais amplo e transformador”, reforça Valdiane.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Por Painel da Cidadania

Fonte Agência Brasília

Foto: Arquivo pessoal

Related posts

Em reforço à Campanha do Agasalho do GDF, IgesDF lança Cabide Solidário

Semana começa com 397 vagas de emprego nas agências do trabalhador

Brasília mantém posição de capital mais segura do país

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More