PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação em processo judicial

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, formalizou uma denuncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra ao deputado federal Eduardo Bolsonaro por coação em processo judicial nesta segunda-feira (22/9). Além de Bolsonaro, também foi denunciado o influencer Paulo Renato Figueiredo. Ambos moram atualmente nos Estados Unidos. A denuncia ocorre após os EUA sancionarem a esposa de Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky.

A denuncia aponta que ambos articularam para intervir em processos judiciais para beneficiar Jair Messias Bolsonaro e o próprio Paulo Figueiredo. 

Os documentos ainda supostas provas da coação, como declarações públicas nas redes sociais de Eduardo e Figueiredo, assim como informações tiradas de celulares apreendidos com medidas cautelares. Gonet aponta ainda a caracterização da coação prevista no Código Penal (art. 344), como o uso de violência ou grave ameaça, com o fim de favorecer interesse próprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou é chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juízo arbitral.

“Ameaçavam as autoridades judiciárias e de outros Poderes com a promessa de que conseguiriam de autoridades norte-americanas sanções dispostas para dificultar e arruinar suas vidas civis, mesmo no Brasil, se o processo criminal não tivesse o fim que desejavam ou se a anistia – extensiva necessária e prioritariamente a Jair Bolsonaro – não fosse pautada e conseguida no Congresso Nacional”, aponta a denúncia.

Por Revista Plano B

Fonte Correio Braziliense

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Related posts

Como aproveitar as festas juninas sem parar na emergência

Governadora inaugura campo de grama sintética no Itapoã Parque

Candangão Junino 2026 segue até domingo (28) em Santa Maria com entrada gratuita

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More