Seminário nacional destaca digitalização dos serviços públicos do GDF

O Governo do Distrito Federal (GDF) foi destaque na edição 2025 do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação para a Gestão Pública (Secop), que foi aberto na quarta-feira (6) e se encerra nesta quinta (7). Organizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC (Abep-TIC), o encontro reconheceu os esforços do DF em modernizar a gestão pública e ampliar a oferta de serviços digitais à população.

Representado pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), da Secretaria de Economia (Seec-DF), o Distrito Federal conquistou o segundo lugar no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD), na categoria de maior variação nominal — que premia as unidades federativas que mais evoluíram em comparação à edição anterior. O primeiro lugar ficou com o estado do Amazonas.

“A presença do DF neste ranking confirma o compromisso da Secretaria de Economia com uma gestão cada vez mais eficiente, moderna e centrada nas necessidades do cidadão”, destacou o secretário-executivo da Setic, Wisney Oliveira.

Reconhecimento nacional

Além do destaque no IOSPD, o prêmio Abep-TIC de Excelência em Governo Digital reconheceu soluções tecnológicas desenvolvidas por entes federais, estaduais e municipais que geraram impacto real na vida da população, promovendo eficiência, inclusão e transparência. A premiação valoriza projetos inovadores de modernização no setor público.

O secretário de Economia, Daniel Izaias, ressaltou que os resultados refletem uma gestão pública comprometida com a inovação: “Esse reconhecimento nacional mostra que o investimento em tecnologia e em transformação digital está no caminho certo. A Seec tem trabalhado com foco em serviços digitais acessíveis, integrados e de qualidade para todos”.

Tecnologia pública

Na 52ª edição, o Secop consolidou-se como o principal ponto de encontro do setor público digital no Brasil. Com o tema “Transcendência – ir além dos limites atuais da tecnologia, da computação e da própria percepção humana”, o evento reuniu servidores públicos das três esferas de governo, especialistas, representantes de instituições estratégicas e empresas de tecnologia de todo o país.

A programação contou com palestras magnas, painéis simultâneos, feira de soluções, premiações e espaços de networking. Um dos momentos mais aguardados foi a entrega dos prêmios IOSPD e Gov.Digital, ambos criados para valorizar boas práticas e estimular uma cultura de inovação e melhoria contínua na gestão pública.

Foco no cidadão

O destaque alcançado pelo DF é resultado de uma estratégia robusta de transformação digital conduzida pela Seec-DF e pela Setic, com investimentos em infraestrutura tecnológica, integração de sistemas, segurança da informação e ampliação dos canais digitais de atendimento ao cidadão.

A metodologia do IOSPD é composta por diversas dimensões e indicadores que avaliam desde a disponibilidade de serviços digitais até o grau de inovação e eficiência das soluções implementadas. Desenvolvido pela Abep-TIC com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, o índice também integra o Pilar de Eficiência da Máquina Pública do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

*Com informações da Secretaria de Economia

Por Painel da Cidadania

Fonte Agência Brasília

Foto: Divulgação/Seec

Related posts

Em reforço à Campanha do Agasalho do GDF, IgesDF lança Cabide Solidário

Semana começa com 397 vagas de emprego nas agências do trabalhador

Brasília mantém posição de capital mais segura do país

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More